Novo Amigo

Novo Amigo no Ambiente:

Qual a melhor maneira de receber um novo amiguinho(a) ?


Essa talvez é uma das princípais dúvidas do criador de calopsita em como colocar novos pássaros no viveiro sem deixar com que os residêntes do ambiente venham se extressar ou brigar pelo seu território.

Tratando-se de calopsita, o processo é um pouco mais simples, pois esses pássaros por sua vez não apresentam um quadro agressivo em suas características.

Normalmente acontecem aquelas reclamações (sons emitidos), intimando o novo amiguinho(a) que não deva ter contato ou até mesmo aproximar-se, mas isso por pouco tempo, pois a convivência naturalmente acabam derrubando essa barreira e então possam conviver em perfeita armonia e até mesmo ser bons amigo(a)s.

Mas e quando a coisa pega mesmo ? Brigas de machucar ?

Minha sugestão parte de um princípio muito antes de ir colocando o pássaro na gaiola junto com os residêntes.

Antes de inserir qualquer pássaro no ambiente já estabelecido por outros habitantes, deve passar por uma quarentena onde será observada suas condições físicas, fezes, alimentação, etc. 

Uma das melhores formas de garantir um bom diagnóstico é contactar um veterinário especialista em aves, afim de realizar alguns testes e exames, o que nos dias de hoje, além de observar uma grande demanda de laboratórios e veterinários que oferecem esta facilidade, os preços são muito acessíveis e certamente irá garantir a qualidade e saúde de suas calopsitas.

Bom, após o processo de quarentena que deve durar em torno de 20 á 30 dias, você pode então inserir o novo(a) pequenino(a) no convível de outro(a)s amiguinho(a)s.

- Certo, e se brigarem a ponto de se machucar ?

- Ok, voltamos ao ponto em questão. Vamos lá ! 

Neste caso, notando que a situação chegue a este ponto, uma das melhores opções para resolver o caso é com que eles tenham um conviveo inicial sem contato direto, mantendo uma gaiola ao lado da outra (bem juntinhos), pois só assim eles podem se conhecer melhor e certamente em questão de dias, poderão então ter um convível mais amistoso e saudável.

Percebendo que ambos não se importam mais com as agressões ou insultos, faça uma nova tentativa para que eles venham a se entender na divisão do novo ambiente. 

Certamente o resultado será positivo.

Por: Roberto Paulo Braga