Amansar Calopsita

Dicas para Amansar Calopsita:

 

Princípio básicos para amansar sua calopsita Arisca.

 

Sabemos que para termos bons resultados no adestramento de uma calopsita arisca e torná-la ótimo pet, devemos seguir algumas regras básicas e principalmente fazer com que ela sinta prazer nos exercícios realizados a seguir. 

Temos que, de alguma maneira em geral, visualizar o que se passa dentro de sua calopsita, pois neste momento muitas vezes ele(a) estará em uma situação nova ou em um ambiente novo sentindo medo e talvez até sozinho(a).

Antes de começar, procure de alguma maneira acalmá-lo(a) e deixar que ele(a) sinta-se bem a vontade.

O processo para acalmar sua calopsita, muitas das vezes podem demorar dias ou até semanas e uma das maneiras que oferecem resultados positivos, é procurar se movimentar e falar de maneira suave transparecendo calma e confiança.

Neste tempo você poderá se familiarizar com sua calopsita, procurando estabelecer os sinais transmidos por ele(a) em determinadas reações tanto na fala quanto na maneira corporal de ambos.

Normalmente quando sua calopsita começa a demonstrar confiança com sua presença e próximo de sua gaiola ou até mesmo soltos (não atacando, ou demonstrar agitação), podemos então partir para o passo de contato físico.

No processo inicial de contato físico, muitas vezes percebemos que o criador passa por grandes frustrações achando que irá de primeiro momento fazer com que a calopsita venha obedecer ao seu comando, e nesta hora devemos nos controlar e mostrar que você está muito contente, mesmo não tendo um bom resultando inicial.

Cada sessão de treinamento dura em torno de 10 a 15 minutos, sabendo que em estudos realizados, é o tempo máximo de concentração de uma calopsita em média.

Neste período, devemos sempre prevalecer com a paciência e muita sutileza ao se comunicar com a calopsita, pois somente assim conseguirá se corresponder no treinamento.

Nunca tente forçar uma situação ou ordenar de maneira rude a realizar um contato rápido ou até mesmo um comando.

Quando o pássaro não acatar a sua ordem, jamais tente ameaçar em bater ou gritar, pois eles entendem isso como "força" e força para eles, são considerados uma grande ameaça para sua vida.

Uma dica muito importante !

Antes de abrir a gaiola para sua calopsita ficar solto, certifique-se que ele esteja com suas penas de vôos contidas e que não tenha nada ao seu redor que venha causar danos e risco a sua vida.
Para treinar a calopsita, procure usar luvas de couro ou de pano, assim ajuda ela a entender que se trata inicialmente de um objeto o que faz ter mais confiança ao se empoleirar.

Umas das maneiras mais simples para fazer com que a calopsita venha até sua mão, é procurar se movimentar de uma maneira bem amigável e de modo lento fazendo com que ele(a) possa perceber todo o processo. 

Desta mesma maneira conduza sua mão até a junção do peito entre as pernas. Com a tomada deste processo, a calopsita deverá subir automaticamente em sua mão e neste mesmo momento você deverá elogiá-lo(a), oferecendo em seguida alguma guloseima apropriada e se possível agradá-lo(a) caso ele(a) permita - mas não force ok ?

Este processo deverá, repetir por muitas vezes. Procure realizar esses exercícios sempre ao lado de sua gaiola, não afastando-o muito para que ele(a) não venha se sentir inseguro(a), pois sua gaiola ou ambiente neste momento, será uma de suas únicas seguranças.

Com o tempo sua calopsita estará mais segura dos movimentos. Mantenha em sua mão a maior parte do tempo e nunca se esqueça dos elogios.

Caso ele(a) pule de sua mão e caia no chão, tenha calma, espere ele(a) se estabelecer e então faça todo o processo novamente abaixado junto a ele(a), oferecendo a sua mão transmitindo calma, segurança e principalmente a confiança.

Complementos importantes:

* Sempre quando sua calopsita realizar algum comando solicitado, procure a maneira simples e generosa, elogiá-lo(a) oferecendo sempre algo que ele(a) goste muito de comer.

* Procure renovar seus brinquedos periódicamente e trocando semanalmente (revezando), pois só assim ele(a) estará mais interessados em seus brinquedos e com certeza muito mais feliz.

* Para ajudar no desenvolvimento de imitar sons, procure cantos repetitivos e preferencialmente assoviados, pois ajuda muito no estimulo da calopsita encorajando-o a imitar.
* Não use roupa muito colorida e evite bater na gaiola ou viveiro. 

* Evite o uso de chapéu ou boné quando estiver ao lado da calopsita, pois em alguns casos, existem pássaros que tem pavor e podem assusta-lo(a)s e até mesmo estressa-lo(a)s.

Dicas concedidas por:

Por: Roberto Paulo Braga - Observador e Amante das Calopsitas